Como se prevenir contra a gripe? Dicas para ficar imunizado

A gripe é uma doença infecciosa do sistema respiratório causada pelo vírus da influenza. A doença caracteriza-Se por ser altamente contagiosa e por seus principais sintomas, que incluem febre, dor de cabeça, congestão nasal, tosse seca e mal-estar geral. Todos os anos ocorrem por epidemias de gripe e outras doenças respiratórias que têm lugar no final do outono e início do inverno, por isso que as campanhas de vacinação contra esta doença geralmente começa a partir da terceira semana de outubro.

Apesar da normalidade com que se administra esta vacina, existem uma série de questões que podem dar lugar a confusão e fazer com que não se aproveite todo o seu potencial, devido a medos, talvez infundadas, que provocam a sua rejeição: a gripe, mais formalmente conhecida como gripe, é uma doença viral grave que pode levar à hospitalização e até mesmo a morte. A Cada temporada de gripe é diferente e os impactos significativos à saúde podem variar muito de temporada a temporada. Sua melhor defesa é a vacinação, o que lhe proporciona uma proteção importante contra a gripe e suas complicações.

Quantas pessoas contraem gripe por ano?

Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) estimam que, durante a severa temporada de gripe de 2017-18, a vacina preveniu 7.1 milhões de doenças, de 3,7 milhões de consultas médicas, 109,000 internações, e 8,000 mortes associadas à gripe. Essa temporada de gripe, destacou-se por um período excepcionalmente longo de alta atividade generalizada através dos Estados Unidos, com índices maiores de visitas ambulatórias e internações, em comparação com temporadas recentes.

Os vírus da gripe se propaga por gotículas espalhadas quando uma pessoa doente tosse, espirra ou fala. A gripe também pode se propagar, quando uma pessoa toca uma superfície ou objeto que tenha os vírus, e depois toca a boca, o nariz ou os olhos. Embora os vírus da influenza circulam durante todo o ano, a sua atividade atinge o período de atividade máxima entre dezembro e fevereiro, a maioria dos anos. A temporada pode durar até maio, nos Estados Unidos.