Valor do IPVA 2020 nos Estados do Brasil

O IPVA (Imposto sob Propriedade de Veículo Automotor) é uma taxa obrigatória que toda pessoa que tem o CPF atrelado a um veículo precisa quitar. O pagamento é tradicionalmente cobrado no início do ano e representa um dos impostos mais caros .

Para saber qual é a situação do seu IPVA basta fazer a consulta IPVA PR 2020 ou referente ao seu estado. Assim, saberá qual será o valor da parcela, quando é a data de vencimento e quais os descontos aplicados no estado onde reside. Nem todo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) envia o carne físico pelo correio.

Valor do IPVA em cada estado do Brasil

O valor do IPVA no Brasil é calculado com base no valor venal do veículo, ou seja, o quando ele vale em relação ao mercado. As taxas estimadas pelo Governo Federal são calculadas com base na Tabela Fipe, a qual realiza a avaliação.

Para fazer o cálculo de quanto vai pagar de imposto em seu estado basta multiplicar o valor da tabela Fipe pela porcentagem da alíquota cobrada em seu estado. O resultado será o valor total da dívida.

EstadosAlíquota (%)Valor (R$)
Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins2800

Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Sergipe
2,51000

Alagoas, Amazonas, Amapá, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima
31200
Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Paraná3,51400
Goiás3,751500
Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo41600

Descontos

Nos estados são definidos descontos. No Paraná e São Paulo, por exemplo, tem desconto para quem usa o sistema Nota Paraná e Nota Paulista, respectivamente. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o desconto é para quem participa do projeto Bom Cidadão e consegue baixa pontuação de multas na CNH.

Os descontos geralmente partem de 5% e vão até 8%, não passando disso. Há estados em que há possibilidade de parcelamento em até 3x o documento.

Como pagar

Basta emitir a fatura pelo site do Detran atualizada ou pelo aplicativo oficial disponível na Play Store e Apple Store. Outra maneira é esperar o carnê do pagamento ser enviado pelos Correios, mas a ação é cada vez mais impopular e já não está disponível para São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.